RSS

Lição 10 - Mudanças acontecem


Lição  nº 10-   - Mudanças Acontecem

Caro professor, a lição do próximo domingo vai enfatizar a bondade nos diversos relacionamentos humanos.




É através da história bíblica da jovem Rute, que foi bondosa com sua sogra Noemi, onde ensinaremos nossos jovens educandos o Fruto do Espírito, a bondade.






Efésios 5:9
(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade)


Filemon 1:14
nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade. 













































Em Rute 4.15, lemos: pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!
Tais palavras foram dirigidas a Noemi, sogra de Rute, pelas mulheres de Belém quando nasceu o primeiro neto de Noemi, chamado Obede e que viria a ser avô do rei Davi. As características de Rute descrevem o caráter de um discípulo aliançado e fiel. Nesta palavra vamos reconhecer na jovem moabita qualidades que precisamos buscar e gerar.
Rute e Noemi eram ligadas através de uma aliança familiar. Quando Israel ainda vivia o tempo dos juízes, a família de Elimeleque abandonou Belém de Judá para tentar a vida nas terras de Moabe. Havia falta de oportunidades e até mesmo de alimentos em Israel naqueles dias. Em Moabe os dois filhos de Rute se casaram com Orfa e Rute, mulheres moabitas.
Tanto Rute como suas noras ficaram viúvas quase que simultaneamente. A aliança familiar que as ligava tornou-se por demais enfraquecida e por isso a própria Noemi as liberou para seguirem suas vidas.
A aliança testada. Rute se mostrou verdadeiramente uma mulher de aliança e fiel. Numa profunda crise de amargura, a sogra de Orfa e Rute mandou insistentemente que elas a abandonassem. Rute recusou-se a faze-lo. A atitude dela demonstra um caráter de fidelidade modelo para todos nós, discípulos de Jesus. Ela tinha a oportunidade de abandonar sua discipuladora, mas recusou-se a isto e reafirmou sua aliança com palavras por demais inspiradoras a nós:
Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela. 15 Então Noemi a aconselhou: Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela. 16 Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! 17 Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue co todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti. (Rt 1.14-17)

É fácil declara a aliança quando tudo corre bem. Quando há pão abundante à mesa, festa e sucesso. Mas Rute se mostrou leal quando sua “discipuladora” vivia o tempo de maior fragilidade. Meu desejo é que nossa equipe de doze seja composta por homens e mulheres com o caráter de fidelidade como o de Rute.

Boaz ficou impressionado com o caráter de fidelidade mostrado por Rute. A partir de certo momento ele ficou totalmente tomado pelo desejo de ser o remidor dela a desposa-la. Boaz representa Jesus – Ele também ficará impressionado com o caráter de fidelidade demonstrado por todo o que o seguir. O último verso do capítulo 3 conta que ao conhecer pelo menos quatro características de Rute, Boaz determinou-se a vencer os obstáculos a fim de que ela pudesse ser sua esposa naquele mesmo dia!

Eis as características de Rute que tanto impressionaram a Boaz:

a) Sua garra e disposição pelo serviço humilde: (Rt 2.2-6) Há na Lei de Moisés uma determinação que visava abençoar os pobres e os estrangeiros em Israel. Encontra-se em Lv 23.22: Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Rute se enquadrava na condição tanto por ser estrangeira como por estar necessitada da caridade. A narrativa ressalta o empenho de Rute ao ponto de chamar a atenção do dono das terras, Boaz.

b)Sua humildade e gratidão: (Rt 2.10) Diante da bondade de Boaz, a reação de Rute demonstra ainda mais qualidades, humildemente ela se prostrou e colocou seu rosto na terra. Jesus é o Senhor bondoso que nos tem agraciado sobremaneira. Diante de Jesus, o Senhor da Seara, devemos demonstrar humildade e gratidão.

c)Sua fidelidade: (Rt 2.11) Neste verso Boaz resume as informações que ouvira acerca da admirável fidelidade da nora à sogra desafortunada. O Senhor Jesus cobrou de Seus discípulos o mesmo desprendimento que Boaz reconheceu em Rute. Deixar pai e mãe, abrir mão de tudo... (Lc 14.26).

d)Seu potencial em colher bênçãos e galardão: (Rt 2.12) As palavras de Boaz são proféticas e abençoam Rute. Ele falou de retribuição do bem que ela fizera, de riquezas, recompensas... que sobre ela viriam da parte do Senhor. Afinal, ela buscara abrigo sob as asas do Deus de Israel. Boaz entendia que uma pessoa como Rute fatalmente iria prosperar muito sob os cuidados do Deus de Israel.


Material para o Livro de Memorização
(lapbook)









0 comentários:

Postar um comentário